Projetos do
Direito de Sonhar
Todos os nossos projetos têm como base promover o Direito de Sonhar.
O Direito de sonhar é um conceito que se baseia na ideia de que o ato de sonhar e aspirar a um futuro melhor, deveria ser um direito fundamental e essencial para a dignidade e a saúde mental de todos os seres humanos. De acordo com essa perspectiva, a sociedade, incluindo instituições de saúde e educação, deve não apenas reconhecer, mas também promover ativamente esse direito, incorporando-o no contexto educacional e cultural.
A proposta é que o direito de sonhar seja transformado em lei, refletindo um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos, independentemente de suas origens ou características, tenham a liberdade de sonhar e buscar suas aspirações com ética e amor.
Isso contribuiria para um futuro mais igualitário e promissor para todos os cidadãos.
Garantindo o Direito de Sonhar para todas as pessoas!
Semana Direito de Sonhar
Projeto: Externo
Status: Ativo
O Direito de Sonhar é nosso sonho e causa, sendo assim nós da Fábrica dos Sonhos organizamos o Movimento Internacional Direito de Sonhar e a Semana Internacional Direito de Sonhar (SIDDS) que acontece anualmente no mundo, e existe para incentivar, conscientizar, garantir e devolver o direito de sonhar para todos.
A Semana DDS iniciou-se em 2018 e é organizada pela Fábrica dos Sonhos.
A Semana Direito de Sonhar acontece de 18 a 25 de setembro e todo mundo pode participar! Nesta semana a ideia é que pessoas e organizações realizem atividades diversas respeitando o tema do ano e incentivando o sonhar em todos os lugares. Reunimos tudo que foi feito em um relatório internacional oficial.
O tema de 2023 foi “Inspirar o Sonhar e suas incríveis possibilidades”.
Projeto de Lei Municipal
Projeto: Externo
Status: Ativo
Com a nossa colaboração e advocacy, a Câmara aprovou o projeto de lei que institui em São Lourenço o Dia Municipal do Direito de Sonhar, a ser comemorado anualmente em 25 de setembro, de forma a buscar a garantia de todas as pessoas terem “acesso às condições necessárias para realizarem seus objetivos com ética”, sem discriminação ou exclusão.
Segundo o projeto 3233/23, de autoria da vereadora Daniela Bacha (AVANTE), na data o Poder Público Municipal deve promover atividades, eventos e ações que visem inspirar, capacitar e conscientizar a comunidade sobre a importância do direito de sonhar, em parceria com organizações da sociedade civil e setor privado.
O texto estabelece a data como um princípio fundamental para o desenvolvimento humano e social, com promoção da educação e formação profissional por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a realização dos sonhos individuais. O texto também coloca como focos o combate à desigualdade social, econômica e de gênero e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação.